Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Alunos do campus Petrópolis avançam para terceira e última fase da Olimpíada Brasileira de Informática
Início do conteúdo da página

Alunos do campus Petrópolis avançam para terceira e última fase da Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 13h32 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2017, 16h40 | Acessos: 2687

Foram divulgados nesta semana os competidores classificados para a 3ª fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação. Quatro alunos do Cefet/RJ campus Petrópolis – três do curso de Engenharia de Computação e um do curso técnico em Telecomunicações integrado ao Ensino Médio – avançaram para a fase nacional, a última etapa da competição.

Realizada em três fases (local, estadual e nacional), a OBI tem entre seus objetivos estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral, proporcionar novos desafios aos estudantes e identificar talentos em Ciência da Computação. Aqui no campus Petrópolis, os jovens talentosos são: os estudantes de Engenharia de Computação Diego Zanchett e Gabriel Nascimento (2º período) e Thiago Teodoro (1º período), que se classificaram na Modalidade Universitária, destinada a discentes que estejam cursando o 1o ano de um curso de graduação; e Luiz Miguel Silva, do 2º ano do Ensino Médio, que participa da Modalidade Programação Nível 2, para alunos que estejam cursando até o terceiro ano.

Da esquerda para a direita, Diego Zanchett, Thiago Teodoro, Luiz Miguel Silva e Gabriel Nascimento.

“É estimulante. A gente se prepara e vê que nossos esforços estão dando resultado. E isso nos estimula mais para treinar e ver até onde conseguimos chegar”, afirmou Thiago. Diego também demonstrou grande satisfação com a classificação e disse que pretende “treinar mais para conseguir uma boa pontuação na próxima fase e para atuar em outras competições”.

Participando pela primeira vez da OBI, o Cefet/RJ campus Petrópolis conquistou a boa colocação a partir de dois projetos de extensão da unidade: o Grupo de Treinamento para Competições de Programação, GTComP (Graduação), e o Grupo de Treinamento para a Olimpíada Brasileira de Informática, GTOBI (Ensino Médio). O primeiro começou junto com o curso de Engenharia de Computação, em 2014, e tem tido, em média, 10 alunos. É coordenado pelos professores Douglas Cardoso, Jurair Rosa, Laura Assis e André Monteiro. Já o GTOBI teve início neste ano e conta com 11 alunos inscritos. Os coordenadores são os docentes Douglas Cardoso, Jurair Rosa, Laura Assis e João Thompson.

Ambos os grupos fazem treinamento em linguagem C++ e usam juízes online com problemas semelhantes aos das provas. Os juízes fornecem os problemas, permitem submeter soluções, corrigem e dão nota. Os professores trabalham o conteúdo teórico e auxiliam na solução de problemas, na criação de competições internas e minimaratonas, entre outras atividades. O professor Douglas Cardoso destacou: “É gratificante ver resultados tão rápidos do nosso trabalho. Agora vamos aproveitar esse período de férias de julho para intensificar o trabalho com os alunos para que eles possam estar no auge da forma para a próxima fase”.   

“Surpreendente! Eu não esperava esse bom resultado em tão pouco tempo”, comemorou Luiz Miguel, que começou a treinar no grupo GTOBI neste ano. Já Gabriel ressaltou a importância de participar do projeto de extensão e de competições desse nível, que preparam o candidato para saber lidar com os desafios. “Muitos problemas que resolvemos na competição, poderemos encontrar no futuro, em situações de trabalho”, afirmou.

A coordenadora do curso de Engenharia de Computação e precursora da iniciativa dos grupos de treinamento, Laura Assis, falou sobre a ideia de treinar os alunos para competições na área desde o início do curso na unidade, em 2014. “O sonho era ver o nome do Cefet/RJ campus Petrópolis indo junto com os alunos. A satisfação que eles têm em ver os nomes deles lá, nós também temos em vê-los conquistando resultados junto com a instituição. A vitória dos meninos é a nossa vitória”, enfatizou.

Os alunos classificados do campus Petrópolis irão realizar as provas da fase nacional no dia 19 de agosto. 

 

Fim do conteúdo da página