Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Simpósio Brasileiro de Telecomunicações será realizado em Petrópolis
Início do conteúdo da página

Simpósio Brasileiro de Telecomunicações será realizado em Petrópolis

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 16h04 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 13h22 | Acessos: 884

De 29 de setembro a 2 de outubro, Petrópolis sediará o Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais. Em sua 37ª edição, o evento será realizado no Instituto Teológico Franciscano (ITF) e terá como tema “Comunicação, aprendizado e cooperação entre máquinas, objetos e humanos”. Organizado pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), o evento é o mais importante fórum brasileiro para o intercâmbio científico, tecnológico e educacional entre os profissionais da área de telecomunicações e de processamento de sinais.

O SBrT 2019 está sendo organizado por professores e pesquisadores do sistema Cefet/RJ, inclusive do campus Petrópolis, e de outras instituições de ensino e pesquisa,  como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

A programação conta com sessões técnicas, minicursos, plenárias e mesa-redonda, entre outas atividades. Além de participar como organizador, por meio dos professores Felipe Henriques (coordenador local do evento) e Diego Haddad (coordenador de minicursos), o Cefet/RJ campus Petrópolis também será representado por alunos do curso de Engenharia de Computação, que foram selecionados para expor seus trabalhos.  

Jéssica Alcântara, Vinicius Faria, Gabriele Vieira e Camila da Silva apresentarão o artigo “Ferramenta de Proteção contra ataques de IP e MAC Spoofing em redes sem fio 802.1X” ao lado do professor orientador Dalbert Matos Mascarenhas. O grupo tem trabalhado junto desde 2015, quando ainda fazia o curso técnico em Telecomunicações no campus Petrópolis, e já teve outros artigos publicados em eventos importantes, inclusive na conferência internacional The Cyber Security in Networking Conference (CsNet).

Vinicius Faria, do 8º período, destacou a relevância de o SBrT ser realizado na cidade: “Petrópolis está numa crescente de tecnologia, então, você trazer um Simpósio dessa magnitude para cá é uma coisa muito importante para a cidade enquanto pólo tecnológico. E também para a gente, que está inserido nesse âmbito, é interessante porque a gente pode mostrar para os alunos ingressantes que é viável um estudante de graduação apresentar projetos em simpósios como este”.

Creyton Ferreira, do 6º período, também participará do SBrT com o artigo “Algoritmo DTN com controle de energia aplicado em redes de sensores corporais sem-fio”, ao lado do professor orientador Felipe Henriques e do aluno Raphael Guedes, da UFRJ, que é coautor do trabalho. Creyton tem se dedicado à área de rede de sensores desde 2017, quando começou o projeto de iniciação científica no campus Petrópolis. Além do SBrT, Creyton também teve um artigo selecionado para o Simpósio Brasileiro de Sistemas e Web (Webmedia). “Eu fico um pouco ansioso, mas é gratificante. É uma responsabilidade, porque estou representando uma instituição”, ressaltou.

Maiores informações sobre o SBrT, a programação e as inscrições em http://sbrt.org.br/sbrt2019/.

Fim do conteúdo da página