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Evento no campus Petrópolis celebra os programas Pibid e Residência Pedagógica

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 19h44 | Última atualização em Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 19h51 | Acessos: 1026

Foram realizados na quarta-feira, dia 11 de dezembro, o VIII Encontro Institucional do Pibid e o II Encontro Institucional do Programa Residência Pedagógica do Cefet/RJ campus Petrópolis. O evento, que celebrou a importância dos programas para o desenvolvimento profissional dos alunos do curso de Licenciatura em Física, contou com uma roda de conversa e com a apresentação de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.  

O evento foi realizado no Salão Nobre do campus Petrópolis.

“Esse momento de encontro é muito importante para que vocês celebrem, compactuem e troquem conhecimento. É o engajamento de vocês que faz a valorização desses programas”, declarou o professor Frederico Ferreira de Oliveira, diretor do campus Petrópolis, se dirigindo aos bolsistas dos programas na abertura oficial do evento.

Na primeira parte do encontro, os alunos participantes dos programas apresentaram o trabalho desenvolvido em escolas públicas. Na sequência, foi realizada uma roda de conversa sobre o futuro do Pibid, conduzida pelas professoras Marcília Barcellos e Morgana Justen.

 

Conheça os programas

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), vinculado ao curso de Licenciatura em Física do Cefet/RJ campus Petrópolis, é um programa voltado para a formação de professores, promovido pelo governo federal e fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Por meio do programa, Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas de Educação Básica juntam esforços para contribuir no processo de formação de futuros professores, construindo um processo formativo em que os licenciandos, desde muito cedo, entram em contato com a escola pública de educação básica. 

O coordenador do Pibid no campus Petrópolis, Glauco Silva, ressaltou que o programa “se constitui como uma das principais politicas públicas de formação de professores”. Glauco destacou que o Pibid é uma realidade no Cefet/RJ desde 2010, tendo papel fundamental na valorização da profissão docente, e que sua história se confunde com a própria história do curso de Licenciatura em Física.

Em 2018, o Pibid passou por uma mudança, quando foi lançado um novo edital. Com duração de 18 meses, a nova edição tem como foco os licenciandos que estejam cursando até a primeira metade do curso de licenciatura. Paralelamente ao Pibid, foi lançado o Programa Residência Pedagógica, com uma estrutura semelhante, porém voltado para os alunos concluintes, ou seja, da segunda metade do curso. A ênfase da Residência é a prática docente nas escolas, correlacionada ao Estágio Curricular Supervisionado. A duração da Residência também é de 18 meses, compreendendo o mesmo período do Pibid.

Elisabeth Souza, coordenadora da Residência Pedagógica no campus, enfatizou que o mais importante do programa é a aproximação entre as instâncias formadoras e a educação básica. Para 2020, Elisabeth acredita ser possível “melhorar ainda mais o programa, tendo sempre como prioridade a formação dos licenciandos”.

“Os dois Programas deixam um legado no curso de Licenciatura em Física do campus Petrópolis importante. Primeiro, por terem contribuído e fortalecido o curso ao longo dos anos, proporcionando um contato muito próximo com as escolas públicas. E segundo, porque promovem o desenvolvimento de uma cultura de Estágio e de Prática Docente”, concluiu Glauco Silva.

O estudante Douglas Pomp, do 8º período, passou pelas duas experiências. Foi bolsista do Pibid e hoje faz a Residência Pedagógica. O aluno enfatizou a importância dos programas na sua formação: “na minha atuação no Pibid, eu me senti muito valorizado como pessoa e como estudante. Como profissional, foi muito significativo por causa da bolsa e também por poder trabalhar em sala de aula, como eu sempre quis. Na residência, a gente já trabalha como profissional. Já planeja e faz as regências completas de aula”. Terminando o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e prestes a se formar, Douglas afirma se sentir seguro em dar aula e que os programas lhe deram “uma motivação e uma perspectiva para seguir em frente”.

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