Professor e aluna do Campus Maracanã participam da VIII Jornada Espacial no Polo Aeroespacial de São José dos Campos/SP
A aluna Natália Godot e o seu professor de física, Wagner Souza, do campus sede Maracanã, participaram, entre os dias 18 e 23 de novembro, da VII Jornada Espacial realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em São José dos Campos, São Paulo. Natália obteve umas das 50 melhores notas do país nas questões de astronáutica da OBA (Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e foi assim qualificada para participar da Jornada juntamente com alunos e professores de 22 estados do país. A Jornada é uma iniciativa da AEB em parceria com diversos órgãos, tais como o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), a SBA (Sociedade Brasileira de Astronomia), UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre outros.
Os dois participaram de uma intensa semana de estudos. Assistiram palestras com especialistas do programa espacial brasileiro, visitaram as instalações do INPE, onde destacou-se a visita ao LIT (Laboratório de Integração e Testes) no qual são construídos e testados os satélites do Brasil e seus parceiros (como China e Argentina). Visitaram as instalações do ITA, centro de referência e excelência do país em engenharia aeronáutica e aeroespacial. Fizeram observações celestes no observatório de São José dos Campos e participaram de oficinas sobre astronomia e lançamento de foguetes. Destacou-se a visita ao MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) onde se realizou o lançamento de foguetes de propulsão a água e ar comprimido construídos pelos participantes da Jornada nas oficinas. Um dos momentos mais marcantes do evento foi a apresentação feita pelo astronauta Marcos Pontes. Ele contou como foi a sua trajetória de dedicação e intensos estudos para sair da vida humilde em Baurú/SP até se tornar o primeiro brasileiro a ir ao espaço.
Natália Godot foi ainda selecionada entre os participantes como um dos seis alunos a receber uma bolsa da Fundação Estudar, que incentiva alunos de todo o país a complementarem sua formação acadêmica no exterior.
Um agradecimento especial deve ser feito ao servidor André Alexandre Guimarães Couto, Chefe do DEAC, que é um dos responsáveis por organizar a OBA no CEFET/RJ.
A equipe de Física, bem como toda a comunidade do CEFET/RJ, parabeniza a aluna e convida a todos os demais estudantes a participarem da OBA, que é realizada todos os anos no primeiro semestre.
Veja as fotos:
[gallery columns="2"]
Redes Sociais