Abertas as inscrições para o Programa de Capacitação em Transmissão Televisiva das Olimpíadas
Foto: OBS
Os alunos interessados em participar do Programa de Capacitação em Transmissão Televisiva (BTP, do inglês Broadcast Training Programme), que formará profissionais para a transmissão dos Jogos Olímpicos Rio 2016, devem se apressar. As inscrições foram abertas hoje, dia 30 de março, às 6 horas da manhã, e serão encerradas assim que todas as vagas forem preenchidas. Cada candidato poderá manifestar interesse por até três funções, indicando a ordem de preferência de cada uma delas. As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela Internet. Para participar, é necessário preencher o formulário disponível no endereço www.obs.tv/btp e enviar um currículo. Não será exigida experiência profissional para ser aceito no programa. Podem se candidatar alunos da graduação e dos cursos técnicos, com idade mínima de 18 anos, bom desempenho acadêmico e conhecimento básico a intermediário de inglês. Quem já se apresentou como voluntário para as Olimpíadas Rio 2016 não poderá se inscrever.
O programa capacitará entre 1.600 e 1.700 alunos para atuar em 12 funções relacionadas às áreas tecnológica, de engenharia, administrativa e de suporte. Informações detalhadas sobre cada um dos trabalhos podem ser obtidas no site da OBS. Os inscritos deverão participar de workshops,que serão realizados nos meses de outubro e novembro de 2015. A duração de cada treinamento variará entre dois e seis dias.
Após o treinamento, os participantes poderão ser escolhidos para compor a equipe oficial dos Jogos Olímpicos e trabalhar ao lado de profissionais de mídia internacionais. Parte dos alunos capacitados – aproximadamente 1.200 – será selecionada para trabalhar nas arenas de competição e no Centro de Transmissão Televisiva Internacional (IBC), que realizará todas as operações de transmissão durante as Olimpíadas Rio 2016.
Na última sexta-feira, dia 27 de março, representantes da OBS estiveram no Cefet/RJ para apresentar o BTP aos alunos. O consultor e colaborador do programa durante as últimas 14 Olimpíadas, Jim Owens, ressaltou que os estudantes terão a oportunidade de trabalhar com alguns dos melhores profissionais de mídia do mundo. “Enxergamos o programa como uma oportunidade que vai muito além da Rio 2016. Muitas pessoas que participaram do BTP agora trabalham na indústria das Olimpíadas”.
Redes Sociais