Ex-aluna do Cefet/RJ é finalista do Global Student Prize
A ex-aluna dos cursos técnicos em Edificações e em Estradas do Cefet/RJ, Anna Carolina Aragão, foi selecionada como uma das 50 finalistas do Global Student Prize, um prêmio que visa dar voz a jovens estudantes ao redor do mundo que causam impacto positivo em suas comunidades. Anna Aragão participou de um processo rigoroso, em meio a três mil inscritos de vários países, e apenas três brasileiros foram selecionados.
Conheça um pouco da trajetória da estudante:
Anna nasceu em São Gonçalo, município do estado do Rio de Janeiro. Ainda no ensino fundamental, ela percebeu que queria ir mais longe com sua educação e, finalmente, decidiu se inscrever para o processo seletivo do Cefet/RJ.
Depois de fazer o exame de admissão duas vezes ─ e lidar de forma proativa com a decepção de não ter tido sucesso na primeira tentativa ─ Anna foi finalmente admitida na escola que ela queria.
Assim que chegou, sua experiência no Cefet/RJ foi transformadora. Vinda de uma escola primária que lutava para oferecer educação básica, Anna agora tinha oportunidades de entrar em olimpíadas e competições de ciências. Embora ela tenha começado o ensino médio com a intenção de estudar Medicina, o amplo currículo e as muitas oportunidades de participar de projetos, concursos e competições fizeram com que Anna se interessasse mais por sustentabilidade, gestão e negócios à medida que progredia.
As conquistas de Anna foram reconhecidas com medalhas de ouro (nível estadual) e de prata (nível nacional) na Olimpíada Internacional Mathématiques sans Frontières, um certificado internacional na metodologia de gerenciamento de projetos Scrum e uma menção excepcional em dois acampamentos de verão: o da Academia Latino-Americana de Liderança (LALA) e o de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
“No Cefet/RJ, descobri projetos de extensão, olimpíadas, competições e hackathons. Eu explorei cada pedaço que eu poderia. Além disso, comecei a amar o trabalho voluntário, e foi através dele que desenvolvi minhas habilidades atuais. Na Rede Autoestima-se ─ comunidade virtual, sem fins lucrativos focada em saúde mental e educação emocional –, fui responsável pelas atualizações administrativas internas e gestão do grupo de Recursos Humanos. Fui membro voluntário do Time Enactus Cefet/RJ, organização global sem fins lucrativos, que forma futuros líderes pelo empreendedorismo sustentável.”, relatou Anna.
No ano passado, Anna Aragão, junto com sua colega de curso Ana Beatriz Conceição, criou um projeto de reaproveitamento do acetato de celulose, presente nos filtros de cigarro descartados. Com essa inovação, que se propõe a oferecer um destino sustentável para os resíduos, a startup criada pela equipe Braci conquistou o primeiro lugar na categoria de ensino fundamental, médio e técnico na etapa final da competição ITA Challenge 2020.
No futuro, Anna gostaria de estudar nos Estados Unidos para poder buscar um leque mais amplo de oportunidades e obter as ferramentas para inovar na educação dentro do município de São Gonçalo. Caso seja vencedora do Global Student Prize, a estudante gostaria de financiar uma ONG que ensina as pessoas a serem microempresárias, além de apoiar financeiramente o empreendedorismo com investimentos em sua cidade natal, São Gonçalo. Ela também usaria parte dos recursos para custear seus estudos no exterior.
Conheça os finalistas do Global Student Prize.
Assista ao vídeo de divulgação do Global Student Prize.
Redes Sociais